skip to main |
skip to sidebar
É impossível falar do Alqueidão sem referir as inúmeras provas de motocross, quadcross e até de sidecar cross que já foram realizadas nesta terra. Não restam dúvidas de que os feitos alcançados com esse tipo de provas são um orgulho para os alqueidoenses que há alguns anos atrás viram o campeonato nacional de motocross afastado desta pista. Perdeu-se um pouco a esperança de ver aquela pista a vibrar novamente, mas com muito esforço e dedicação as motas voltaram a correr e agora, mais do que nunca, o motivo para este orgulho comum é ainda maior. A Sociedade Recreativa Alqueidoense apresentou no passado dia 22 de Janeiro a X-TEAM S.R.A., uma equipa composta por seis pilotos que disputarão os Campeonatos Nacionais de QuadCross, CrossCountry e Motocross, nas classes seniores e mini. Esta equipa que é composta por jovens oriundos dos concelhos de Torres Novas, Alcanena e Entroncamento, apresenta, para disputar as classes maiores do Campeonato Nacional de QuadCross e de CrossCountry, os pilotos: Luís Salgueiro, Luís Mira, Victor Hugo Soares e Rui Ribeiro. No Mini-QuadCross o piloto João Tomás Santos, que disputa desde 2008 este campeonato, e no Troféu de Mini-Motocross o mais novo de todos os pilotos, o alqueidoense, Luís Outeiro.
E se é impossível falar no Alqueidão sem referir o motocross, é também impossível falar na X-TEAM S.R.A. sem referir o pequeno Luís Outeiro que com apenas 6 anos começou a correr no troféu Mini-Motocross. Foi há alguns meses que começou esta corrida do Luís que com o apoio total do pai, familiares e alguns amigos começou aos poucos a treinar na pista alqueidoense. À medida que a brincadeira inicial se tornou mais séria, começaram a surgir alguns apoios e confirmou-se o que há muito se esperava: o Luís passou mesmo a ser um piloto federado. Luís Outeiro, o pai, não partilha apenas o mesmo nome com o filho, mas também este sonho que persegue há muitos anos. Quem o conhece, conhece também a sua paixão pelo motociclismo e atrevo-me a dizer que este foi mesmo um sonho que passou de pai para filho.
Agora, fazendo parte da equipa X-TEAM S.R.A, o pequeno Luís tem tudo para ir mais longe e apoio não lhe falta. No dia da apresentação da equipa, quando lhe perguntaram o porquê de ali estar, o Luís respondeu apenas “Porque este era o meu sonho!”. Numa conversa com um membro da S.R.A., o mesmo descreve em poucas palavras o sentimento que se vive actualmente com a criação desta equipa: “Sabes que a sensação que tive no dia da apresentação foi que o sonho concretizado do Luís foi o sonho de muitos que crescerem no Alqueidão «com o barulho das motas» e que não o conseguiram concretizar. Por isso estão a pôr uma energia brutal no puto. E o puto é fantástico. Espero que o saibam levar no seu sonho.” Como todos sabemos, “quando o homem sonha, o mundo pula e avança”. E desta vez avança a alta velocidade.