quarta-feira, outubro 01, 2008






Campeonato Nacional de Quadcross

MAIS VELOCIDADE EM ALQUEIDÃO

As motas de quatro rodas voltaram a correr numa das pistas mais respeitadas a nível nacional e internacional, trazendo para o sopé da Serra D’Aire um espectáculo único na região.

Foi no domingo passado, 28 de Setembro, que a nova direcção da Sociedade Recreativa Alqueidoense (SRA) se lançou ao trabalho de trazer mais uma prova do Campeonato Nacional de Quad Cross para o concelho de Torres Novas, contando com o suporte da Federação Nacional de Motociclismo (FNM).
Como habitual, o parque desportivo José Henrique Carvalho voltou a servir de base a todo o trabalho que se desenvolveu no crossódromo, que tem sido sempre adaptado de modo a preencher os requisitos das motas desta modalidade. Pilotos e organização não se cansam de elogiar a pista de Alqueidão, referindo-se a esta como o percurso mais técnico do campeonato, que nos seus 1500 metros de extensão, apesar ter alguma pedra, possui excelentes condições de terreno.

Nesta penúltima jornada do Campeonato de Quad Cross 2008, a prova contou com cerca de mil pessoas na assistência, reforçando assim o número de bilhetes vendidos em relação ao ano anterior. Mas numa tarde de Sol e com um vento bastante moderado que naquela zona da serra costuma ser bastante forte, as atenções prenderam-se nas corridas eufóricas dos pilotos das várias categorias. Na classe infantis/iniciados, os mais jovens mostraram que é de pequeno que se aprende a andar de mota e aqueceram o ambiente inaugurando a primeira prova da tarde. Os resultados finais não surpreenderam quem tem acompanhado o Campeonato. O piloto João Santos foi o grande vencedor desta categoria, afirmando-se já como detentor do 1º lugar do Campeonato. Sandro Pais e Tomás Clemente, na mesma categoria, ocupam respectivamente o 2º e 3ª lugar. Na classe Q2, para motas até 400cc, Tiago Gomes subiu à 1ª posição e sagrou-se já campeão deste grupo pelo segundo ano consecutivo. Jorge Bernardo, 2ª posição, e Joaquim Ribeiro, 3ª, seguem-se na tabela de classificações. Nas motas acima de 400cc, classe Q1, Jorge Cardoso foi o vencedor desta jornada, seguido de perto por Jonathan Gil e Humberto Santos.


Mário Sousa, um dos membros da S.R.A. e director desta prova, mostrou-se bastante satisfeito com os resultados finais e aproveitou para agradecer a todos os que colaboraram para a realização deste evento. Esta prova de Alqueidão contou com muita divulgação em rádios e jornais nacionais, regionais e vai, como habitual, ter uma reportagem num canal de televisão. Confrontado com a positividade do mediatismo da prova, Mário Sousa fez questão de realçar que “Este é um acontecimento único. Com esta prova de Quad Cross levamos o nome de Torres Novas mais longe, a nível nacional. Posto isto, gostávamos de contar com mais apoio por parte dos políticos da região!”.




O Campeonato Nacional de Quad Cross segue agora para Vila Boa Quires, onde será disputada a grande final que, analisando bem as últimas classificações, não trará grandes surpresas. Mas o espectáculo único das “moto 4” estará lá com toda a certeza.


Texto de:
Filipe Branco

Fotos:
Ana Curado
Vera Branco

Nenhum comentário: